Capítulos de Livros

NARRATIVAS AFRICANAS E AFROBRASILEIRAS DE TERREIRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Vinícius Dorea de Oliveira, Ariadne Dall’acqua Ayres, Fernanda da Rocha Brando

Aplicações da Educação Ambiental formal e informal, 2021, p. 131-139

CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIÁLOGOS DE SUSTENTABILIDADE

Ariadne Dall’acqua Ayres, Fernanda da Rocha Brando

Educação Ambiental no contexto curricular e interdisciplinar, 2021, p. 315-322

USP’S ENVIRONMENTAL POLICY IN THE SDGS APPROACH

Tércio Ambrizzi, Tamara Maria Gomes, Fernanda da Rocha Brando, Flávio Pinheiro Martins, Tadeu Malheiros, Denise Crocce Romano Espinosa, Paulo Santos de Almeida

Universities, Sustainability and Society: Supporting the Implementation of the Sustainable Development Goals, 2021, p. 415-434

APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO: EVOLUÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Gabriel Sevilha, Fernanda da Rocha Brando

O fortalecimento intensivo das ciências biológicas e suas interfaces, 2021, p. 11-28

O AMBIENTE MUDA, FATO

Gabriel Sevilha, Fernanda da Rocha Brando

Didática e Epistemologia da Biologia, 2020, p. 203-230

pdf-icon

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA ATRAVÉS DOS INSETOS BIOINDICADORES

Gabriel dos Santos Paulon, Fernanda da Rocha Brando, Hélio Conte

Enfoque interdisciplinar na educação ambiental 2, 2020, p. 44-57

CIÊNCIA E SOCIEDADE: BUSCANDO CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL

Tabita Teixeira, Fernanda da Rocha Brando-Fernandez

Redução do Risco de Desastres e a resiliência no meio rural e urbano, 2020, p. 602-615

EDUCAÇÃO PARA A AGENDA 2030: O CAMPUS DA USP EM RIBEIRÃO PRETO COMO LABORATÓRIO VIVO PARA A SUSTENTABILIDADE

Fernanda da Rocha Brando, Ana Carolina Bueno, Laura Nery, Alan Gonçalves Fabricio, Matheus Pedroso Rizzo, Flávio Pinheiro Martins

Universidades e Sustentabilidade: práticas e indicadores, 2020, p. 18-50

DIÁLOGO DE SABERES: CONCEPÇÕES SOBRE BIODIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Giselle Alves Martins, Fernanda da Rocha Brando-Fernandez

Educação Ambiental – Cenários atuais da saúde ambiental e humana, 2020, p. 552-566

FORMAÇÃO INICIAL DE BIÓLOGOS: ETNOCONHECIMENTO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Ariadne Dall’acqua Ayres, Giselle Alves Martins, Fernanda da Rocha Brando-Fernandez

Educação Ambiental – o Desenvolvimento Sustentável na Economia Globalizada, 2020, p. 1037-1046

PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA AMBIENTAL DA USP NO CAMPUS DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Fernanda da Rocha Brando Fernandez, Flavio Pinheiro Martins

Universidades Rumo à Sustentabilidade, 2019, p. 242-266

UNIVERSITY OF SÃO PAULO ENVIRONMENTAL POLICY: MASTER PLAN AND PILOT PROJECTS FOR PIRASSUNUNGA AND RIBEIRÃO PRETO CAMPUSES

Patrícia Faga Iglecias Lemos, Fernanda da Rocha Brando, Tamara Maria Gomes

Sustainability on University Campuses: Learning, Skills Building and Best Practices, 2019, p. 73-90

LIVING LABS FOR SUSTAINABILITY

Silvia Sayuri Mandai, Fernanda da Rocha Brando

Encyclopedia of Sustainability in Higher Education, 2019

A PESQUISA-AÇÃO E A ELABORAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO: “MATEMÁTICA É BIO”

Giselle Alves Martins, Fernanda da Rocha Brando-Fernandez

CARN BULLETIN 21, 2019, p. 37-48

AS EXPERIÊNCIAS DOS PAP EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPUS RIBEIRÃO PRETO DA USP

Sophia Araujo do Val da Silva, Daniela Cássia Sudan, Antônio Vitor Rosa, Fernanda da Rocha Brando

Educação Ambiental na Universidade de São Paulo: Reflexões sobre um Processo de Pesquisa-Ação-Participante de Servidores Públicos, 2018, p. 232-246

NUM MAR DE EXPERIÊNCIAS, ALGUNS MERGULHOS: RESULTADOS GERAIS DO PROJETO DE FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE SERVIDORES DA USP

Daniela Cassia Sudan, Ana Maria Meira de Lello, Carolina Costa Goes, Edneli Monterrey, Fernanda da Rocha Brando Fernandez, Patrícia Gabryela Moreira Silvia Martins, Simone Berriel Joaquim Simonelli, Taitiany Karita Bonzanini

Educação Ambiental na Universidade de São Paulo: Reflexões sobre um Processo de Pesquisa-Ação-Participante de Servidores Públicos, 2018, p. 79-113

EXPERIENCES IN SUSTAINABILITY OF TWO PUBLIC UNIVERSITIES IN DIFFERENT CONTEXTS: THE UNIVERSITY OF COPENHAGEN AND THE UNIVERSITY OF SÃO PAULO

Silvia Sayuri Mandai, Fernanda da Rocha Brando

Towards Green Campus Operations, 2018, p. 653-668

ENVIRONMENTAL EDUCATION IN UNIVERSITY MANAGEMENT: CONTRIBUTIONS TO SUSTAINABILITY CONSTRUCTION AT THE UNIVERSITY OF SÃO PAULO, BRAZIL

Marcelo de Andrade Roméro, Daniela Cássia Sudan, Ana Maria de Meira, Fernanda da Rocha Brando, Marcos Sorrentino

Handbook of Theory and Practice of Sustainable Development in Higher Education, 2017, p. 369-386

ENVIRONMENTAL EDUCATION FOR STAFF AT THE UNIVERSITY OF SÃO PAULO, BRAZIL: CAPILLARITY AND CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION PUT INTO ACTION

Daniela Cássia Sudan, Ana Maria de Meira, Marcos Sorrentino, Fernanda da Rocha Brando Fernandez, Rosana Louro Ferreira Silva, Laura Alves Martirani, Denise Maria Gândara Alves, Paulo Ernesto Diaz Rocha, Silvia Aparecida Martins dos Santos, Taitiany Karita Bonzanini, Maria Estela Gaglianone Moro, Welington Braz Carvalho Delitti and Marcelo de Andrade Romero

Integrating Sustainability Thinking in Science and Engineering, 2015, p. 543-558

ENSINO SOBRE BIODIVERSIDADE NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO TEMA EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS

Ana Maria de Andrade Caldeira, Camila Sanches Miani, Fernanda da Rocha Brando

Cadernos de Docência III: contribuições da pesquisa para a educação básica, 2014, p. 30-41

CONSTRUINDO UM MODELO DO CONCEITO DE MEIO AMBIENTE MEDIANTE OS MODELOS CIENTÍFICOS DE UNIDADES ECOLÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ECOLOGIA

Job Antonio Garcia Ribeiro, Osmar Cavassan, Fernanda Rocha Brando

Ensino de ciências e matemática V: história e filosofia da ciência, 2011, p. 169-189

UMA PROPOSTA DE ESTUDOS ECOLÓGICOS: A SEMIÓTICA COMO REFERENCIAL DIDÁTICO, METODOLÓGICO E EPISTEMOLÓGICO

Fernanda da Rocha Brando, Ana Maria de Andrade Caldeira

Ensino de ciências e matemática V: história e filosofia da ciência, 2011, p. 15-39