Artigos

Presença indígena na universidade como retomada de território

Revista Brasileira de Educação – Ariadne Dall’acqua Ayres, Fernanda da Rocha Brando, Olavo Martins Ayres (2023)

Etnologia dos Kaingang e seus Territórios no Paraná

Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável – Ariadne Dall’acqua Ayres, Mercedes Montero Bartolomè, Fernanda da Rocha Brando (2023)

 “Abordagem Nexo – Alimento, Energia e Água” como contexto para o planejamento de práticas sustentáveis

Revista Brasileira de Educação Ambiental – Ariane B. Lourenço, Vinicius P. Dictoro, Sabrina O. Anicio, Andréa Borges, , Fernanda da Rocha Brando, Tadeu F. Malheiros (2023)

Saída de campo virtual como recurso na educação ambiental no período de pandemia: tradução para o espaço real

Revista Terr@ Plural – Adriane Dall’acqua de Oliveira, Ariadne Dall’acqua Ayres,  Fernanda da Rocha Brando, Lia Maris R. O. Antiqueira, Luiz Aleberto Pilatti (2022)

Pensar como uma montanha: a leitura da paisagem por Aldo Leopold (1887-1948)

Revista Filosofia e História da Biologia – Gabriela Cristina Sganzerla Iglesias, Fernanda da Rocha Brando (2022)

Metodologia participativa para o ensino de ciências em locais megabiodiversidade

Revista Nuestramérica – Nina Lys Nunes, Ariadne Dall’acqua Ayres, Fernanda da Rocha Brando (2022)

Perspectiva semiótica dos gráficos como promotores de argumentação no ensino de ciências

Revista Investigações em Ensino de Ciências – Ray Brasil Bueno de Souza, Fernanda da Rocha Brando (2022)

Saída de campo virtual como recurso na educação ambiental no período de pandemia – tradução para o espaço real

Revista Terra Plural – Adriane Dall’acqua de Oliveira, Ariadne Dall’acqua Ayres, Fernanda da Rocha Brando, Lia Maris R. Antiqueira, Luiz Alberto Pilatti (2022)

O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro

Revista Eventos Pedagógicos – Ariadne Dall’acqua Ayres, Fernanda da Rocha Brando (2021)

Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surda

Revista Comunicação e Educação – Tabita Teixeira, Fernanda da Rocha Brando (2020)

Estudo do Meio: Uma prática interdisciplinar e de Educação Ambiental

Revista Ciência Geográfica – Diego Fernando do Nascimento, Tabita Teixeira, Fernanda da Rocha Brando (2020)

Educação Ambiental para surdos – ASJA VERDE: oficinas das águas
Revista Brasileira de Educação Ambiental – Tabita Teixeira, Diego Fernando do Nascimento, Fernanda da Rocha Brando (2020)
A linguagem teleológica nas Ciências Biológicas: uma proposta de intervenção didática sobre o tema polinização

Revista Conexão Ciência – Giselle Alves Martins, Fernanda da Rocha Brando (2019)

A Estética, a Ética e a Lógica de Peirce como base para elaboração de pesquisa-ação em Ensino de Ciências Ambientais

Revista Estreia Diálogos – Gabriela Cristina Sganzerla Iglesias, Giselle Alves Martins, Fernanda da Rocha Brando (2018)

Evolução Biológica: ECO-EVO-DEVO na formação inicial de professores e pesquisadores

Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias – Thais Benetti Oliveira, Ana Maria De Andrade Caldeira, Fernanda Da Rocha Brando (2017)

As narrativas como fontes de reflexões sobre práticas pedagógicas no Ensino de Ciências

Revista Enseñanza de las Ciencias –  Taitiâny Kárita Bonzanini, Wilson Antonio Lopes de Moura, Maria Samara Lopes Almeida de Moura, Victoria Festucci, Fernanda Da Rocha Brando (2017)

Proposta de instrumento diagnóstico para fornecer indicativos acerca da compreensão dos conhecimentos biológicos e suas inter-relações

Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias – Ana Maria De Andrade Caldeira, Paloma Rodrigues Siebert, André Luis Corrêa, Fernanda Aparecida Meglhioratti, Fernanda Da Rocha Brando, Fúlvia Eloá Maricato, Lourdes Aparecida Della Justina, Mariana Aparecida Bologna Soares De Andrade, Thais Benetti De Oliveira, Thais Gimenez Da Silva Augusto (2016)

As contribuições do americano Henry Allan Gleason (1882-1975) para a Ecologia no início do século XX

Revista História da Ciência e Ensino – Marcos Madeiras Piqueras, Fernanda da Rocha Brando (2016)

Uma proposta didática para disciplina de Educação Ambiental no Ensino Superior, a partir de concepções prévias sobre “meio ambiente”

Revista Tecné, Episteme y Didaxis (TED) – Giselle Alves Martins, Marlene Lucia Aguilar Benavides, Dagmara Gomes Ramalho, Fernanda da Rocha Brando (2015)